sábado, 27 de novembro de 2010

A HISTÓRIA DA ESTAMPARIA TÊXTIL






Os primeiros tecidos estampados foram produzidos pelos fenícios, com técnica de bloco e a tecelagem era feita com fios de muitas cores. Os blocos de madeira (ou pedra) eram esculpidos na forma de entalhes e eram estampados como os carimbos de hoje. O stencil também era muito usado. Tecidos estampados tiveram sua utilização aumentada na Europa à partir do séc. XVII. Há na história da estamparia têxtil, modelos de estampa de blocos de madeira sobre linho, já na idade média. A Índia, era mestra em estamparia e seus trabalhos, melhores que os dos Persas.






Nos séc. XIV e XV a seda era muito importante e desejada pelos espanhóis, pois refletia uma distinção soberba. Nessa época surgem as listras, quadrados axadrezados e figuras. Embora os trabalhos dos centros europeus fossem muito bons, as pessoas continuavam fascinadas pelos tecidos orientais, alguns até com pequenos pássaros dourados eram vistos nos tecidos da Antioquia. Surge no séc. XIV a estampa floral, nas regiões de Gênova e Florença, onde generalizou-se e no séc. seguinte assumiram proporções exageradas com cardos ou romãs estampadas.Na padronagem do séc. XVIII surgiram desenhos da flora exótica, eram flores enormes, mas logo no final deste mesmo séc., as pessoas voltaram a dar preferência por flores simples.
Durante o séc. XIX, essas padronagens continuaram a ser populares, mas algumas padronagens florais em algodão acetinado, desenvolveram-se durante o período Art Deco . O final deste século reviveu o estilo vitoriano de flores em design natural. No Brasil em 1826 em Andaraí Pequeno é estabelecida uma estamparia a qual usando algodão importado da India, produzia estampas em Chita.

4 comentários:

  1. Ebaaaa. Bloga da katya de estampa, estampalog da katya, katyalog de estampa!!!
    Vamos atualizar!!!
    Aeeeee
    A-muaaah!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Não foram os fenicios a produzirem os primeiros tecidos estampados...pq todo mundo copia e cola a mesma coisa???

    ResponderExcluir